Exportação do Brasil para Argentina deve cair

Exportação de soja do Brasil cresce 13,5% no ano
5 de setembro de 2018
Brasil quer aumentar exportação de carnes ao Egito
5 de setembro de 2018

Exportação do Brasil para Argentina deve cair

O Brasil deverá sofrer com a crise econômica argentina neste e no próximo ano, principalmente em suas exportações. Terceiro maior parceiro comercial do País, depois de China e Estados Unidos, a Argentina tende a reduzir suas importações pela recessão em que deve mergulhar e pela desvalorização de sua moeda, que torna os produtos de fora mais caros.

O setor de manufaturados, principalmente o automotivo, será o mais prejudicado – hoje, 20% dos embarques brasileiros de manufaturados têm o país vizinho como destino. Entre maio e julho, período em que a turbulência financeira começou, as vendas do Brasil para a Argentina caíram 23% na comparação com o mesmo período de 2017. Nos quatro primeiros meses deste ano, as exportações registraram alta de 11,6%.

Apesar de ainda não ter sido afetado pela crise argentina, o setor calçadista brasileiro tem o assunto entre suas principais preocupações. Neste ano, pela primeira vez, a Argentina ficou em primeiro lugar no ranking dos maiores mercados para a indústria brasileira calçadista, passando os Estados Unidos. “Até agora, estávamos animados, mas deve haver um tombo nas exportações no segundo semestre e no próximo ano”, diz o presidente da entidade, Heitor Klein.

Fonte: https://www.terra.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image