Nome Popular: Pitayas
Nome Científico: Hylocereus Undatus
Origem: México e América Central – Encontre no Google Earth
Conhecido como Pitaya Rosa com a polpa de coloração Branca. Hylocereus Monacanthus que é a Pitaya Vermelha com a polpa Vermelha, Selenicereus Megalanthus possui a casca amarela com espinhos e polpa branca. Selenicereus Setaceus possui frutos com a casca vermelha e espinhos, e a polpa é branca ainda não floresceu em Kaa M‘Bara.
Hylocereus Mmegalanthus híbrido sem espinhos de origem Israelita de coloração amarelada externa e polpa branca.
Estas são as variedades presentes em Kaa M‘Bara. Algumas outras que me foram presenteadas e crescem como epiftas em troncos de árvores e em muros desconheço ainda a coloração dos frutos. Será necessário ter paciência para poder identificar com o passar do tempo cada variedade.
Normalmente floresce a partir do final da tarde quando aproveito para fazer a polinização manual nas partes mais acessíveis das flores abertas.
São Cactaceas originárias do México e America Central mas bem distribuídas em outros paises com clima tropical. Os frutos possuem bom sabor e são ricos de vitaminas.
Necessitam de um certo controle de crescimento e podas leves apicais dos ramos para favorecer a floração e impedir o seu crescimento. O tipo de condução que criei foi muito prático e que poderá ser replicado caso seja necessário.
As primeiras mudas me foram presenteadas pelo amigo Murilo Alves e produziram frutos rosados com polpa branca. As demais variedades eu adquiri através de um produtor local de Meaipe conhecido como Senhor Lino.
Flor da Pitaya Híbrida Amarelada
Fruto da Pitaya Híbrida Amarelada
Polpa da Pitaya Híbrida Amarelada
Flor da Pitaya Rosa
Fruto da Pitaya Rosa
Polpa da Pitaya Rosa
Planta Pitaya Rosa
Planta Pitaya Rosa
Mudas Pitaya
Pitaya no tronco das àrvores
Pitaya no Muro