Nome Popular: Limão Siciliano – Variedade Noah
Nome Científico: Citrus Limon
Origem: Ásia – Encontre no Google Earth
Comumente conhecido como Limão Siciliano tem sua origem na Ásia e adaptou-se muito bem ao clima da Sicilia (Italia) de onde provem o seu nome comercial.
A planta existente atualmente em Kaa M’Bara possui uma história interessante e de certa forma aventurosa.
A minha esposa Cláudia era professora da Escola da Infância na Suíça e durante vários anos ela estimulava seus jovens alunos a observar o crescimento inicial de Frutíferas tropicais inicialmente com sementes que levávamos do Brasil, tipo o Café, o Cacau, o Mamão, etc.. ao final do ciclo anual no mês de Junho as crianças levavam para casa como recordação as mudas que elas mesmo haviam produzido e cuidado durante o ano escolar iniciado em setembro do ano precedente. Naquele tempo eu ajudava a cuidar de duas Plantas de Limão Siciliano que ficavam na casa de uma prima de Claudia (Lucille e Giuseppe Blanck) na cidadezinha de Giubiasco (Suíça) onde por vários anos seguidos dei atenção. Os limoeiros vigorosos plantados inicialmente em pequenos vasos adquiriram com o passar do tempo proporções maiores e foi necessário fazer vários transplantes e podas assim como protegê-los no período invernal devido estarem fora do seu habitat natural de onde proviam da Siciia (Itália). Com o passar dos anos a dificuldade foi tamanha em locomovê-los de lugar devido ao tamanho e peso dos vasos que o Giuseppe teve de pedir a ajuda de uma firma especializada para transportá-las do Jardim onde passavam a primavera, verão e o outono para a varanda coberta especialmente com efeito estufa onde passavam o longo inverno cheias de lindos e grandes frutos. Foi numa dessas ocasiões que o Giuseppe me presenteou alguns frutos maravilhosos, e desses recolhi muitas sementes com as quais Cláudia se prontificou no início da primavera de 2005 (março) a produzir mudas com seus alunos sempre entusiastas das novas descobertas. Ao final do ano escolar todos levaram suas mudas para casa como sempre, porém um dos alunos que se chamava Noah partiu antes de férias esquecendo suas 3 mudas na escola, e desta forma em Julho/2005 as trouxe para o Brasil e assim nasceu aqui a variedade que denominei carinhosamente de Noah.
A Mãe do Noah a Senhora Daniele se prontificou a fazer uma fotografia de grupo do alunos daquele ano e criou uma Bandeja onde transferiu a fotografia e no fundo fez uma dedicatoria assinada por Noah (veja fotografias anexas).
Noah é o quarto menino em pé da esquerda para a direita.
Somente uma das 3 mudas jovens e minúsculas ainda de raiz nua e podadas que trouxe uma sobreviveu. Plantei incialmente em um vaso com boa terra. Já no ano seguinte plantei em local definitivo onde hoje se encontra uma planta de Ponkan.
O Limão Noah cresceu vigorosamente e adaptando-se bem ao nosso clima floresceu e produziu frutos a partir de 2014. Desta planta consegui reproduzir várias mudas por Alporquia e as doei e uma destas plantei onde se encontra hoje protegida pela sombra do Baobab para que pudesse continuar a reproduzi-la de forma fácil. Foi sorte pois a Planta Noah original acabou morrendo de forma desconhecida.
Desta nova planta fiz recentemente 3 Alporques os quais já foram devidamente colocados em vasos aguardando o desenvolvimento radicular progressivo.
É importante para mim que ao descrever este tipo de experiência que aconteceu de maneira muito natural possa se perpetuar realmente em solo de Kaa M’Bara.
Limão Siciliano Noah à sombra do Baobab
Alporques de Limão Siciliano variedade Noah. Início 23.05.22 e corte feito no dia 17.12.22
Plantio em vaso para aguardar em local sombreado até o momento para o transplante definitivo.