Nome Popular: Guaimbê
Nome Científico: Philodendron Bipinnatifidum
Origem: América do Sul – Encontre no Google Earth
Denominada de Guaimbê, do Tupy significa Cipó de amarrar, também conhecida como Banana de Macaco. As plantas que ainda existem em Kaa M’Bara são originárias de um bloco único com vários troncos e muito bem desenvolvido que adquiri por R$180,00 de um senhor residente no Bairro Areia Preta de Guarapari em Julho de 2002 e que com grande esforço e a ajuda de 3 pessoas conseguimos retira-la do local e trasporta-la até Kaa M’Bara.
O Senhor já bem idoso na época era como eu torcedor do Flamengo que tinha vencido um jogo no dia anterior e por esse motivo me presenteou uma Muda de Cycas revoluta a qual encontra-se plantada na parte externa da propriedade à esquerda de quem entra.
Subdividi os troncos laterais em 17 mudas que foram em partes plantadas aqui e outras doei. Planta muito ornamental e muito resistente. Como é comum em toda as plantas da Família Aracea o Guaimbê também possui uma certa toxidade. Todas as partes da planta contêm cristais de oxalato de cálcio, que podem ser irritantes tanto topicamente quanto gastrointestinal. O contato prolongado com as folhas ou caules, especialmente quando danificados, pode causar vermelhidão, coceira e inchaço da pele. Por este motivo eu reduzi o número de plantas.