Nome Popular: Baobad de Madagascar
Nome Científico: Adansonia Grandidieri
Origem: Madagascar – Encontre no Google Earth
É uma das seis especies de Baobab endêmico da Ilha de Madagascar e a maior e mais expressiva das especies.
Está na lista da IUCN (The International Union for Conservation of Nature) desde 2006 (www.iucnredlist.orgIUCN Red List)
O corte dessas magníficas árvores milenares e uso indiscriminado do solo n região de Morondava faz com que a reprodução natural da espécie seja dificultada. A famosa Avenida dos Baobabs de Morondava é composta desta espécie.
A planta existente em Kaa M’Bara foi semeada em 2014 e plantada no atual local em 2016. É uma planta do tipo Caducifolia que inicia a perder suas folhas no início do inverno entre maio e junho e rebrota na primavera no mês de Outubro/Novembro.
É muito resistente à seca. Acompanhar o ciclo do seu crescimento é um aspecto interessante das minhas observações desta espécie que com certo destaque cresce aqui na região de Nova Guarapari. Um outro Amigo da Região de São Roque do Canaã a quem doei mudas de Adansonia Digitata comunicou-me recentemente de estar observando o crescimento de um exemplar jovem de Adansonia Grandidieri no seu terreno.
A prática da “Paciência” é recomendável na observação deste magnífico exemplar que certamente promoverá muitas alegrias a quem estiver atento a ele.
Baobad de Madagascar em Rebrotação
Avenida dos Baobads em Madagascar