Nome Popular: Baobad Africano
Nome Científico: Adansonia Digitata
Origem: Dakar – Senegal – Encontre no Google Earth
Conhecida como Baobab Africano. As duas árvores de Kaa M’Bara foram produzidas a partir de sementes provenientes do Baobab Sacré de Fadial, vizinho à pequena localidade ao Sul da cidade de Dakar (Senegal).
Adquiri em Maio /Junho de 2006 as 63 sementes através de um Senhor Senegalês já bem idoso e orgulhoso de sua origem Africana e que vivia na cidade francesa de Strassbourg. Este Senhor havia visitado recentemente seus familiares que viviam na região de Fadial e na ocasião levou consigo para a França algumas sementes de recordação e que pretendia vende-las a pessoas que tivessem a possibilidade de proporcionar o crescimento desta especie em climas similares a localidade de onde foram geradas as sementes e mesmo devido ao fato de originar-se de uma planta sagrada onde ele mesmo e seus familiares se reuniam ja desde ha muitos anos e mantinha grande admiração.
Entendi perfeitamente o interesse deste cidadão mesmo porque já conhecia aquele famoso Baobab que me impressionou em 1973 e sabia da sua importância histórica. Levando estes fatos em consideração foi minha missão inicial convence-lo em trocas de e-mail que o clima de KaaMbara no Estado do Espirito Santo seria excelente para o o desenvolvimento da Adansonia Digitata. Convencido das minhas considerações ele se propôs a vender-me somente 30 sementes, porém ao momento que fui aos Correios de Pregassona na Cidade de Lugano (Suiça) para enviar o dinheiro para o pagamento das Sementes, acabei enviando mais dinheiro do que o devido para cobrir o Porte do Envio e assim sendo afim de compensar-me o valor a mais, ele acabou enviando-me mais 33 Sementes, totalizando 63 unidades.
Em Julho/Agosto de 2006 vindo de férias com minha Esposa tive a oportunidade de trazer comigo e semeá-las após quebra de dormência das sementes imersas em agua a temperatura ambiente por 48hs. Em poucos dias após te-las semeadas tive a grata satisfação de poder observá-las no processo de germinação durante as duas semanas que aqui passamos de férias. Para mim profissionalmente foi um grande sucesso e do ponto de vista da história fiquei muito feliz de poder estar observando estes eventos primários mas extremante significativos devido ao valor intrinseco de além de ser uma novidade na nossa região de Nova Guarapari, iniciava-se um processo de criação de uma reserva genetica vivente.
No Ano seguinte no dia 07 de Julho/2007 pude transferir todas as 63 mudas para vasos maiores e em seguida iniciei as doações, ficando com somente 2 mudas para o nosso jardim.
A cada ano que se seguia durante nossas visitas anuais pude realmente admirar o crescimento e a exposição do vigor característico da espécie. Apesar de todo o entusiasmo que me acompanhava, recordava-me constantemente das afirmações do Senhor Senegalês que disse-me que provavelmente eu não iria ver os meus Baobabs florescerem e produzirem seu frutos visto que normalmente na Africa a planta necessita de no minimo 50 anos para florescer. Não foi motivo para desanimar.
Em Janeiro de 2019 passeando pelo Jardim deparei-me com uma enorme e rara Flor Branca caída sobre o gramado. Fiquei pasmo e somente acreditei quando olhando para cima pude ver algumas Flores abertas e outras em formação. Foi motivo de festejar para mim e minha esposa Cláudia. Em Agosto de 2019 colhi o primeiro Fruto de Adansonia Digitata produzido em Kaa M’Bara. Contradizendo assim o velho conhecido e amigo Senegalês de quem nunca mais tive notícias a primeira floração ocorreu 12 anos e meio apos a semeadura. Ele certamente teria ficado muito feliz em saber do sucesso das suas sementes oriundas do Baobab Sacré de Fadial e crescendo em terra brasileira.
Acho prudente ressaltar que apesar da sua importância o Baobab é classificado em perigo de extinção no seu Habitat natural.
NOTES:
Baobab Africa:
Adansonia Digitata
Adansonia Kilima
Baobab Madagascar:
Adansonia Grandidieri
Adansonia Madagascariensis
Adansonia Rubostripa(A. fony)
Adansonia Za
Adansonia Perrieri
Adansonia Suarezensi
Baobab Australia:
Adansonia Gregorii
Semeadura Baobab:
1- abrir o fruto que possui um certo grau de dureza mas nada dificil;
2- retirar as sementes que desejar semear, sendo que as maiores tendem a germinar dando plantas mais vigorosas;
3- sugiro lavar as sementes escolhidas deixando-as uns 30 minutos na agua em temp ambiente para facilitar a retirada da mucilagem;
4- assim que estiverem limpas coloca-las em um recipiente com agua por 48hs;
5- apos as 48hs semear a 2cm de profundidade em recipientes de aprox. 2L com boa terra organica. A planta sendo muito vigorosa tendera a perfurar o recipiente e fixar suas raizes no solo.
Obs.: seguindo este procedimento a germinação poderá inciar nos primeiros 5 dias.
Mudas
Mudas
Flor
Fruto Verde
Fruto Maduro
Fruto Maduro
Sr. Henrique separando as sementes